O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, afirmou nesta terça-feira (27) que o governo federal espera aprovar ainda neste semestre o fim da escala de trabalho 6×1, que obriga profissionais a trabalharem seis dias para ter um de descanso. Segundo ele, a proposta integra um esforço para reduzir a carga semanal e garantir mais tempo livre aos trabalhadores.
“Nós vamos acabar com a escala 6×1 no Brasil. Essa é uma necessidade do trabalhador brasileiro”, declarou Boulos após participar de ato na Fiocruz, no Rio, para a criação de um grupo de trabalho dedicado a políticas públicas no Complexo da Maré. “Eu espero que isso possa ser pautado, aprovado e promulgado pelo presidente Lula neste primeiro semestre, para que os trabalhadores tenham paz, descanso e tempo com a família”, completou.
O ministro afirmou que atua junto ao Ministério do Trabalho pela mudança e que já se reuniu, e manterá diálogo nas próximas semanas, com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para tratar da pauta no Congresso. A declaração reforça a intenção do governo de incluir a redução da jornada entre as prioridades legislativas do início do ano.
A mudança, caso aprovada, significaria a adoção de escalas como 5×2 ou outras com mais descanso, alterando setores como comércio e serviços, onde o modelo 6×1 ainda é comum. O tema deve gerar debates intensos no Legislativo, diante da resistência de parte do setor empresarial.