Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Câmara de Olinda analisa quatro pedidos de impeachment contra a prefeita Mirella Almeida
Foto: Arquimedes Santos

Mirella Almeida na mira: Câmara de Olinda vai analisar impeachment da prefeita

Já somam quatro os pedidos de impeachment contra a prefeita. Entenda as alegações e o histórico do caso

A Câmara de Vereadores de Olinda iniciou a análise de quatro pedidos de impeachment contra a prefeita da cidade, Mirella Almeida (PSD). A decisão sobre a admissibilidade das denúncias agora aguarda parecer da Procuradoria da Casa, que analisará os fundamentos apresentados.

Inicialmente prevista para esta quinta-feira (5), a votação da admissibilidade foi adiada para que a Procuradoria da Casa Bernardo Vieira de Melo possa emitir seu parecer. O presidente da Câmara, Saulo Holanda (MDB), afirmou que a votação ocorrerá assim que o documento for entregue.

Os pedidos foram protocolados pelo advogado e ex-candidato à prefeitura, Antônio Campos, e citam diversas supostas irregularidades na gestão municipal, como a prestação de contas fictícia do carnaval de 2025 e inadimplência com fornecedores. A notícia foi divulgada pelo Diario de Pernambuco.

Motivações dos pedidos de impeachment

Entre as principais alegações apresentadas por Antônio Campos estão:

  • Prestação de contas fictícia do carnaval de 2025, configurando falsidade documental e ideológica.
  • Inadimplência com fornecedores, estimada em cerca de 65%.
  • Ausência de resposta a requerimentos de informação de vereadores, interpretada como descumprimento de obrigações institucionais.
  • Pagamento seletivo de fornecedores, com possível quebra da ordem cronológica.
  • Problemas na coleta de lixo, com denúncias de irregularidades e falta de transparência em contratos.

Critérios e posicionamentos sobre a admissibilidade

Para que os pedidos de impeachment sejam levados a votação em plenário, é necessário um quórum mínimo de nove vereadores. A aprovação ou rejeição da viabilidade exige o voto de cinco vereadores.

O presidente da Câmara, Saulo Holanda, expressou ceticismo quanto à aprovação dos pedidos em plenário. “Acredito que os amigos (vereadores) não vão votar a favor, porque ele (Antônio Campos) vem o tempo todo colocando esses pedidos de impeachment. É a mesma coisa o tempo todo e sem muito fundamento”, declarou.

Histórico e resposta da prefeitura

Este não é o primeiro pedido de impeachment protocolado por Antônio Campos contra Mirella Almeida. Em junho de 2025, uma proposta semelhante foi rejeitada por 13 votos a 2 na Câmara.

Em nota, a prefeita Mirella Almeida afirmou que encara os pedidos com serenidade, mas lamenta o que considera um uso “politiqueiro” de um instrumento constitucional. A prefeitura destacou que o autor das iniciativas já teve pretensões rejeitadas judicialmente em ações anteriores contra a gestão municipal.

Impacto institucional e político

A análise dos pedidos de impeachment coloca a Câmara de Olinda em um centro de decisões importantes para a estabilidade administrativa do município. A forma como os vereadores conduzirão o processo, pautados pelo parecer da procuradoria, poderá refletir o equilíbrio de forças políticas na cidade.

O desdobramento desta análise terá impacto direto na governabilidade da prefeita Mirella Almeida e na percepção pública sobre a transparência e eficiência da gestão municipal, especialmente em relação a serviços essenciais como a coleta de lixo.

Post anterior
Próximo post

José Gustavo Silva

Jornalista (UNICAP) com 30 anos de estrada e passagens pelo Diario de Pernambuco, TV Guararapes e grandes emissoras de rádio. Especialista em comunicação política e institucional, é o idealizador do portal Janela Pernambuco. Atua na convergência entre o jornalismo tradicional e o ambiente digital, com foco em podcasts, redes sociais e curadoria de conteúdo independente.

José Gustavo Silva

Jornalista (UNICAP) com 30 anos de estrada e passagens pelo Diario de Pernambuco, TV Guararapes e grandes emissoras de rádio. Especialista em comunicação política e institucional, é o idealizador do portal Janela Pernambuco. Atua na convergência entre o jornalismo tradicional e o ambiente digital, com foco em podcasts, redes sociais e curadoria de conteúdo independente.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia antes que te contem errado

Receba por email, gratuitamente, a nossa Newslatter. Análise crítica e informação sem maquiagem.

Notícias relacionadas

Abrindo a notícia, expandindo o olhar. Um ponto de vista com propósito e humanidade.

SEJA PARCEIRO

Quer sua marca vinculada a boas ideias? Entre em contato e seja um dos nossos parceiros.

Copyright © 2026 Janela Pernambuco. Todos os direitos reservados.