A partir desta semana, todas as cidades de Pernambuco estão aptas a vacinar crianças e adolescentes de 10 a 14 anos contra a dengue. A ampliação segue recomendação do Ministro da Saúde e já conta com as primeiras 30 mil doses encaminhadas pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) aos municípios. A proteção completa exige duas doses, com intervalo de três meses.
O público estimado no estado é de 656.399 pessoas. Antes da expansão, apenas 48 municípios das I, V e VII Geres realizavam a imunização – desde abril de 2024, foram 173.544 doses aplicadas. A limitação inicial ocorreu devido à produção restrita do laboratório.
Para orientar os profissionais de saúde, a SES-PE realiza nesta quarta-feira (28) um webinário sobre a estratégia de vacinação, transmitido ao vivo no YouTube da Diretoria Geral de Telessaúde, a partir das 10h. A superintendente de Imunizações, Magda Costa, reforça que a medida “amplia o acesso ao imunizante e fortalece a proteção contra os quatro sorotipos do vírus”.
A ação visa conter o avanço da dengue, que registrou 12.481 casos em Pernambuco entre dezembro de 2024 e janeiro de 2026, com 10 mortes. A vacina integra um pacote mais amplo de combate ao Aedes aegypti, que inclui vigilância ambiental e mobilização social.