O mesatenista Hugo Calderano, 3º colocado no ranking mundial, conquistou neste domingo (1º) o título da Copa América em São Francisco (EUA). Na final, ele derrotou o anfitrião Kanak Jha (21º do ranking) por 4 sets a 1, com parciais de 11/8, 6/11, 12/10, 11/9 e 11/9. A vitória garante ao brasileiro vaga na Copa do Mundo de Macau (China), onde foi campeão em 2025.
“Foi uma boa partida. Kanak teve um ótimo ano, é um dos melhores do mundo. Sabia que seria difícil, ainda mais jogando em casa. Estou feliz por conquistar esse título”, declarou Calderano, que levantou seu primeiro troféu da temporada 2026. Mais cedo, na semifinal, ele venceu o argentino Horacio Cifuentes por 4 a 0.
No feminino, a brasileira Bruna Takahashi (20ª do ranking) foi eliminada na semifinal pela norte-americana Amy Wang, perdendo por 4 sets a 1. Apesar da derrota, Takahashi também garantiu classificação para a Copa do Mundo de Macau, que ocorrerá de 30 de março a 5 de abril, por ter alcançado as semifinais do torneio continental.